Um gerador trifásico simétrico, com tensão de linha de 380 V , alimenta, através de uma linha, uma carga equilibrada constituída por três impedâncias de (cada uma) ligadas em estrela. A impedância de cada fio da linha é 2 mid 30^circ Omega. Pede-se determinar:
b) correntes de fase e de linha na carga;
Passo 1
Beleza, vamos lá! Temos um gerador trifásico simétrico com tensão de linha de 380 V que está alimentando uma carga equilibrada composta por três impedâncias de 20 ang<= 30^circ Omega cada, ligadas em estrela. Além disso, cada fio da linha tem uma impedância de 2 ang<= 30^circ Omega. Nosso objetivo aqui é descobrir as correntes de fase e de linha na carga.
Passo 2
Primeiro, precisamos entender a diferença entre tensão de linha e tensão de fase. Em sistemas trifásicos equilibrados, a tensão de linha (VL) é relacionada à tensão de fase (VF) pela fórmula:
VL = raiz3 times VF
Como temos VL = 380 V, podemos encontrar VF:
VF = VLraiz3 = 3801,732 approx 219,4 V
Passo 3
Agora, vamos considerar as impedâncias. Cada linha da transmissão tem uma impedância de 2 ang<= 30^circ Omega e está ligada em série com a impedância da carga, que é 20 ang<= 30^circ Omega. Então, a impedância total por fase (Ztotal) é: