No interferômetro de Michelson, um padrão de franjas de interferência é obtido com o uso de um laser de diodo emitindo luz no comprimento de onda de 780 nm . Suponha que é observada uma franja clara no anteparo. Qual deve ser o deslocamento do espelho móvel para que a próxima franja clara seja observada?
Passo 1
O enunciado mostra um interferômetro de Michelson iluminado por um laser de diodo com comprimento de onda
e pede o deslocamento
do espelho móvel necessário para passar de uma franja clara até a próxima franja clara. Vamos usar a condição de interferência construtiva e a relação entre deslocamento do espelho e diferença de caminho óptico.
Passo 2
Em um interferômetro de Michelson, cada movimento
do espelho móvel faz com que a diferença de caminho óptico entre os dois braços varie em
pois o feixe percorre o trecho de ida e volta.
Passo 3
Para observar franjas claras sucessivas (franjas de interferência construtiva), a variação da diferença de caminho deve ser igual a um comprimento de onda:
Substituindo
, temos