Julgue se a afirmativa a seguir está certa ou errada e justifique sua resposta.
Caso o construtor, no período em que adquiriu o terreno e construiu a casa, tivesse investido os valores gastos no empreendimento em uma aplicação cujo rendimento fosse de
ao mês, sob o regime de juros simples, o montante dessa aplicação teria sido inferior ao obtido mediante a venda da casa na data correspondente.
Caso o construtor, no período em que adquiriu o terreno e construiu a casa, tivesse investido os valores gastos no empreendimento em uma aplicação cujo rendimento fosse de
Passo 1
Beleza, o enunciado tá dizendo o seguinte: se o construtor, enquanto comprava o terreno e construía a casa, tivesse colocado todo o dinheiro que gastou naquele empreendimento numa aplicação de juros simples de 10 % ao mês, o montante final dessa aplicação teria ficado menor do que o que ele de fato recebeu ao vender a casa.
Conteúdo: juros simples.
O que a gente precisa pra resolver:
Conteúdo: juros simples.
O que a gente precisa pra resolver:
- Os valores que ele gastou (P₁, P₂, …)
- O tempo de aplicação de cada valor (t₁, t₂, …, em meses)
- O preço de venda da casa (S)
Passo 2
Na teoria de juros simples, o montante de um principal
aplicado à taxa
por
meses é dado por
Se houver vários desembolsos em momentos diferentes, a gente calcula cada montante
e soma todos.
Passo 3
Para comparar com a venda da casa, precisamos comparar
Se
, a afirmativa está certa. Se for
, ela está errada.
Passo 4
Mas o problema é que você não passou os valores
, os tempos
nem o preço de venda
. Sem esses números não dá para calcular nem fazer a comparação.
Resposta
Não é possível julgar se a afirmativa está certa ou errada porque faltam os valores dos gastos, os prazos de aplicação e o valor de venda.