Uma lâmpada que tem resistência interna de 25 Omega está conectada aos terminais de uma bateria de 12,0 V e com 3,50 Omega de resistência interna. Qual a potência consumida pela lâmpada?

Passo 1

Então, galera, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem uma lâmpada com resistência interna de 25,Omega ligada aos terminais de uma bateria de 12,0,V que também tem uma resistência interna de 3,50,Omega. O que a gente precisa descobrir aqui é qual a potência que a lâmpada está consumindo. Para isso, vamos usar conceitos de resistência elétrica e potência em circuitos elétricos.

Passo 2

Primeiro, vamos entender que quando a gente tem uma bateria com resistência interna e uma lâmpada conectada a ela, a resistência total do circuito é a soma da resistência da lâmpada com a resistência interna da bateria. Então, vamos calcular isso:
Rtotal = Rlâmpada + Rinterno = 25,Omega + 3,50,Omega = 28,5,Omega â

Passo 3

Agora que temos a resistência total, precisamos encontrar a corrente que está passando no circuito. A corrente elétrica pode ser calculada usando a Lei de Ohm, que diz que a corrente $ I $ é igual à tensão $ V $ dividida pela resistência total $ R_{total} $:
I

Passo 4

Com a corrente sabendo que está passando na lâmpada, podemos calcular a potência consumida por ela. A potência $ P $ pode ser calculada usando a fórmula:
P â
Vamos substituir os valores que já encontramos:
P = I^2 times Rlâmpada

Passo 5

Agora, vamos fazer as contas:
P = 0,177,A^2 times 25,Omega = 4,425,W

Resposta

A potência consumida pela lâmpada é aproximadamente 4,43,W.

Exercícios relacionados