A legislação brasileira estabelece que o vinagre para consumo deve ter entre \mathbf{4 0 ~ g} / \mathbf{L ~ e ~} \mathbf{6 0 g} / \mathbf{L} de ácido acético. Qual a concentração em grama por litro (g/L) de ácido acético na amostra analisada? (Dados: massa molar do ácido acético \mathbf{= 6 0 ~ g} / \mathbf{m o l} )
\square

Passo 1

O enunciado diz que o vinagre deve conter entre 40,g/L e 60,g/L de ácido acético e pede para calcular a concentração em g/L da amostra analisada. Foi dada apenas a massa molar do ácido acético ( 60,g/mol), mas não foi informado nenhum dado experimental (por exemplo, volume de base titulado, concentração da base, volume da amostra etc.).

Passo 2

Para determinar a concentração em g/L precisaríamos de dados de titulação (ou outra análise quantitativa):
– o volume de base (por ex. NaOH) gasto na titulação,
– a concentração (mol/L) dessa base,
– o volume da amostra de vinagre titulado.
Sem esses valores não há como calcular quantos mols de ácido acético estavam presentes nem convertê-los em grama por litro.

Resposta

Não é possível obter a concentração em g/L porque o enunciado não fornece os dados experimentais necessários (volume e normalidade/concentração da base e volume da amostra) para calcular a quantidade de ácido acético presente.

Exercícios relacionados