O que não deve ser incluído em um diagrama de corpo livre é :
a. forças de todos os tipos;
b. torques, em geral;
c. forças e torques, simultaneamente;
d. forças de vínculo quaisquer;
e. forças externas de contato, somente forças de vínculo escritas a partir de objetos externos e forças internas.

Passo 1

Vamos resumir o que a questão está pedindo. A pergunta é sobre diagramas de corpo livre e o que não deve ser incluído neles. O conteúdo envolvido é Mecânica, especificamente o estudo de forças e torques. Para resolver, vamos precisar entender o que é um diagrama de corpo livre e quais elementos devem ou não estar presentes nele.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é um diagrama de corpo livre. É uma representação gráfica de um objeto isolado, mostrando todas as forças que atuam sobre ele. Essas forças podem ser externas, como a gravidade ou empurrões, ou internas, como forças de ligação.

Passo 3

Vamos analisar as opções:
a. Forças de todos os tipos: Normalmente, incluímos todas as forças que atuam sobre o objeto, então isso deve estar no diagrama.
b. Torques, em geral: Torques representam momentos de força que causam rotação. Geralmente, nos diagramas de corpo livre, focamos nas forças lineares, não nos torques.
c. Forças e torques, simultaneamente: Como mencionado, geralmente não incluímos torques nos diagramas de corpo livre, então não devemos ter ambos ao mesmo tempo.
d. Forças de vínculo quaisquer: Forças de vínculo, como tensões em uma corda ou forças de reação em uma superfície, devem ser incluídas no diagrama.
e. Forças externas de contato, somente forças de vínculo escritas a partir de objetos externos e forças internas: Isso está alinhado com o que deve ser incluído no diagrama.

Passo 4

Com base nessa análise, a opção que não deve ser incluída é a que menciona torques, já que normalmente não os representamos em diagramas de corpo livre.

Resposta

A opção correta é a b. torques, em geral.

Exercícios relacionados