Par os alcenos abaixo indique quais apresentam isomerismo Cis/Trans, apresente os isômeros em cada caso. Explique o fato de algum alcenos não apresentarem isomerismo Cis/Trasn.
\mathrm{CH}_{3} \mathrm{CH}=\mathrm{CHCH}_{3}

Passo 1

O enunciado nos dá o alceno \mathrm{CH_3CH=CHCH_3} (o “2‐buteno”) e pede para identificar se há isomerismo geométrico (cis/trans), mostrar os isômeros e explicar por que alguns alcenos não o apresentam. O conteúdo envolvido é isomeria geométrica em alcenos, que exige dupla ligação entre carbonos sp^2 e que cada carbono da dupla tenha dois substituintes diferentes.

Passo 2

Analisando os carbonos da dupla: o carbono 2 está ligado a \mathrm{CH_3} e a \mathrm{H}; o carbono 3 está ligado a \mathrm{CH_3} e a \mathrm{H}. Como em cada carbono há dois substituintes diferentes, existe restrição de rotação em torno da ligação dupla e surgem duas configurações possíveis.

Passo 3

Os dois isômeros geométricos são:
(Z)-2-buteno (cis): os grupos \mathrm{CH_3} ficam do mesmo lado da dupla.
(E)-2-buteno (trans): os grupos \mathrm{CH_3} ficam em lados opostos da dupla.

Passo 4

Alcenos em que algum carbono da dupla liga dois substituintes idênticos (por exemplo, \mathrm{CH_2=CH_2} ou \mathrm{CH_2=CHCH_3}) não apresentam isomeria cis/trans, pois a presença de dois grupos iguais num mesmo carbono impede distinção de configurações diferentes ao redor da dupla.

Resposta

(Z)-2-buteno (cis- \mathrm{CH_3CH=CHCH_3})
(E)-2-buteno (trans- \mathrm{CH_3CH=CHCH_3})

Exercícios relacionados