Quando um pássaro pousa em um fio de alta-tensão e se prende a esse fio com suas garras, ele será eletrocutado? Explique sua resposta.

Passo 1

Beleza, vamos resumir o que o enunciado pede. Ele pergunta se um pássaro que pousa num fio de alta tensão vai levar choque e por quê. O conteúdo aqui é “eletricidade básica”: mais especificamente, potencial elétrico, diferença de potencial (voltagem) e corrente elétrica. Para resolver, a gente vai precisar entender que choque só acontece se passar corrente pelo corpo, e corrente precisa de diferença de potencial (ΔV) pra “empurrar” a carga.

Passo 2

Ok, pra começar, bora lembrar o que é diferença de potencial. Se em um ponto A do fio a tensão é De e em outro ponto B é I = De, então a diferença entre esses pontos é
A corrente elétrica que flui por um corpo está ligada com a diferença de potencial e a resistência desse corpo pela Lei de Ohm:
Ou seja, se , então e não tem corrente passando.

Passo 3

Agora, vamos olhar pro pássaro pousado. As duas patinhas dele estão no MESMO fio, numa distância muito pequena. Num fio de alta tensão correto, a gente supõe que toda aquela região seja praticamente iso-tensão:
Vpata esquerda approx Vpata direita
Logo
De
Como não existe diferença de potencial entre as duas patas, não rola corrente pelo corpinho do pássaro ( ). Sem corrente, não há choque.

Passo 4

É claro que, se ele viesse a encostar em outro fio com tensão diferente, ou ficasse com a asa tocando o suporte de metal aterrado, aí sim haveria diferença de potencial e a corrente passaria pelo corpo dele. Mas só pousando com as duas patinhas no MESMO fio não acontece nada.

Resposta

O pássaro não é eletrocutado porque, com as duas patas no mesmo fio, a diferença de potencial entre elas é zero, então não passa corrente pelo corpo dele.

Exercícios relacionados