Como é possível aumentar a velocidade de transferência de massa em um processo de secagem?

Passo 1

O enunciado pergunta como podemos aumentar a velocidade de transferência de massa em secagem. O conteúdo de base é a cinética de secagem, que em regime de convecção pode ser descrita pela lei de Fick ou pelo modelo convectivo
\dot m'' = k\,\bigl(C_s - C_\infty\bigr)
onde \dot m'' é o fluxo de massa (kg \cdot m^{-} ^{2}\cdot s^{-} ^{1}), k é o coeficiente de transferência de massa, C_s é a concentração de vapor na superfície do sólido e C_\infty é a concentração de vapor no gás. Para acelerar a secagem precisamos ou aumentar o “força motriz” (C_s-C_\infty) ou aumentar k.

Passo 2

Aumentar a força motriz (C_s - C_\infty):
  • Elevar a temperatura do sólido (e do ar): isso aumenta a pressão de vapor na superfície, logo C_s cresce.
  • Reduzir a umidade do ar de secagem, ou usar gás seco/puro para diminuir C_\infty.
  • Trabalhar em vácuo: ao reduzir a pressão total, cai C_\infty (menos vapor presente), aumentando (C_s - C_\infty).

Passo 3

Elevar o coeficiente de transferência de massa k:
  • Aumentar a velocidade do ar (maior Re), pois k costuma crescer com o número de Reynolds e o número de Sherwood ( \mathrm{Sh}\sim \mathrm{Re}^a\mathrm{Sc}^b).
  • Promover turbulência (ex.: baffles, jatos de ar direcionados) para reduzir a espessura da camada limite ao redor do sólido.
  • Agitar ou mexer o material (em leito fluidizado, pás rotativas etc.) para melhorar a renovação da camada de ar em contato.

Passo 4

Maximizar a área de troca:
  • Diminuir o tamanho característico (fatias mais finas, partículas menores) para que cada partícula tenha maior área superficial relativa.
  • Espalhar o produto em camadas finas (secagem em bandejas rasas, filmes finos) para expor toda a superfície ao ar.
  • Utilizar leito fluidizado ou spray drying, onde gotículas ou partículas ficam bem dispersas.

Passo 5

Outras estratégias de intensificação:
  • Uso de dessecantes ou agentes higroscópicos para captar vapor e manter C_\infty baixo.
  • Secagem por micro-ondas ou infravermelho, que geram calor diretamente no interior do sólido, mantendo alta C_s.
  • Ciclos de pulso de vácuo e reposição de ar seco, para alternar alta força motriz e alta convecção.

Resposta

Para aumentar a velocidade de transferência de massa em secagem basta:
(a) aumentar a força motriz (C_s - C_\infty) elevando temperatura, secando o ar ou operando em vácuo;
(b) elevar o coeficiente de transferência k aumentando velocidade do ar, turbulência ou agitação;
(c) maximizar a área de troca com partículas menores, camadas finas ou leito fluidizado;
(d) empregar técnicas de intensificação como micro-ondas, IR, dessecantes ou ciclos de vácuo.

Exercícios relacionados