Preveja qual o sentido será favorecido (direto ou inverso) em cada um dos equilibrios abaixo:
Passo 1
Beleza, vamos lá! O exercício pede para a gente prever qual direção vai ser a mais favorecida em um equilíbrio químico específico:
. Vamos trabalhar com conceitos de equilíbrio químico e solubilidade dos compostos para resolver isso. Precisaremos entender como os produtos e reagentes se comportam em solução, especialmente olhando para a solubilidade deles.
Passo 2
Primeiro, vamos identificar todos os produtos e reagentes na reação:
- Reagentes: AgF (fluoreto de prata) e LiI (iodeto de lítio)
- Produtos: AgI (iodeto de prata) e LiF (fluoreto de lítio)
Nosso objetivo é ver qual direção (para a direita ou para a esquerda) o equilíbrio vai tender, ou seja, qual será a predominância de produtos ou reagentes.
Passo 3
Agora, vamos falar sobre solubilidade. A solubilidade de um composto em água nos diz quão bem ele se dissolve. Compostos com baixa solubilidade tendem a precipitar, ou seja, formar um sólido. Isso é importante porque, se um produto tem baixa solubilidade, ele vai se formar e puxar o equilíbrio nessa direção.
Passo 4
Vamos verificar a solubilidade dos compostos envolvidos:
- AgF: Fluoreto de Prata é moderadamente solúvel em água.
- LiI: Iodeto de Lítio é bem solúvel em água.
- AgI: Iodeto de Prata é pouco solúvel em água.
- LiF: Fluoreto de Lítio é pouco solúvel em água.
Passo 5
Como tanto AgI quanto LiF são pouco solúveis, teremos um equilíbrio entre os solutos e os sólidos formados. Para prever qual direção será favorecida, consideramos a solubilidade relativa dos produtos e reagentes.
AgI tem uma solubilidade extremamente baixa, muito menor que a de LiF. Isso significa que AgI vai formar um precipitado mais facilmente, removendo AgI da solução e puxando o equilíbrio para a direita para formar mais AgI.
Passo 6
Além disso, segundo o Princípio de Le Chatelier, se um produto é removido da solução (como AgI que precipita), o equilíbrio se move na direção que favorece a formação de mais produtos para compensar a remoção.
Resposta
Então, o sentido favorecido no equilíbrio
é direto, ou seja, a formação de
e
é favorecida.