Qual é a principal justificativa para se utilizar aço no concreto armado?
Passo 1
O enunciado pergunta qual é a principal justificativa para se usar aço no concreto armado. Estamos atuando dentro de Resistência dos Materiais e Projeto de Estruturas de Concreto Armado, e para responder vamos precisar comparar as propriedades mecânicas do concreto e do aço em termos de compressão, tração e ductilidade.
Passo 2
O concreto simples apresenta alta resistência à compressão, mas sua resistência à tração é muito baixa e ele é pouco dúctil. Na prática, quando submetido a esforços de flexão ou tração, o concreto tende a fissurar e romper de forma brusca, sem aviso prévio.
Passo 3
O aço, por outro lado, possui elevada resistência à tração e boa ductilidade. Além disso, suas características de dilatação térmica são próximas às do concreto, e ele adere bem à massa cimentícia, garantindo a cooperação entre os dois materiais.
Passo 4
Ao incorporar armaduras de aço nas regiões solicitadas à tração de um elemento de concreto (por exemplo, pilares, vigas e lajes), o conjunto passa a resistir tanto aos esforços de compressão (assumidos pelo próprio concreto) quanto aos esforços de tração (assumidos pelas barras de aço). Isso evita a rupturas frágeis do concreto e confere ductilidade à peça estrutural.
Resposta
A principal justificativa é que o aço compensa a baixa resistência à tração e a pouca ductilidade do concreto, assumindo os esforços tracionais e garantindo um comportamento seguro e dúctil do material composto.