Um dos problemas de saude humana é o elevado consumo de lipidios derivados de ácidos graxos saturados, frequentemente obtidos artificialmente por hidrogenaçăo, e o baxo consumo de lipldios derivados de produtos naturais como, por exemplo, o peixe. O bleo de varios pexies como, por exemplo, cavala, sardinha e atum, tem a vantagem de ser rico em ácidos graxos Omega-3 (
), enquanto que os oleos das sementes utilizadas nas raçōes de gado bovino são especialmente ricos em ácidos graxos
. Este tipo de dieta humana tem provocado vários problemas a saude uma vez que os ácidos graxos saturados e uma dieta desequilibrada, rica em àcidos graxos
e pobre em acidos graxos
alteram de tal modo a estrutura das celulas que podem provocar a morte Um dos problemas principais de lipidios derivados de acidos graxos saturados e que alteram a condutividade elétrica das membranas (parâmetro que avalia a permeabildade da membrana), em especial das celulas do coração e celulas neuronais. Estas aiteraçoes podem provocar doenças cardiovasculares graves, como arritmias, e doenças neurodegenerativas como, por exemplo, a doenca de Alzheimer Um dos principais acidos graxos essenciais para a saüde humana corresponde ao EPA (acido cis, cis,cis, cis, cis-5,8,11,14,17-eicosapentaenoico) ( 1,0 )
Este ácido graxo e um acido graxo
ou
? Justifique
Este ácido graxo e um acido graxo
Passo 1
Beleza, o enunciado diz que temos o ácido eicosapentaenoico (EPA), que é um ácido graxo de 20 carbonos com cinco duplas ligações nas posições 5, 8, 11, 14 e 17 (contando a partir da extremidade carboxila –COOH). O conteúdo aqui é Química Orgânica, mais especificamente classificação de ácidos graxos em ômega-3 ou ômega-6. Pra resolver precisamos saber como funciona a numeração “ômega”: a gente conta de trás (do grupo metila –CH₃) e vê em que carbono aparece a primeira dupla ligação.
Passo 2
Primeiro, anota quantos carbonos tem no total e onde estão as duplas quando contamos da extremidade carboxila:
– Número de carbonos: 20
– Duplas ligações em C-5, C-8, C-11, C-14 e C-17 (da extremidade –COOH)
– Número de carbonos: 20
– Duplas ligações em C-5, C-8, C-11, C-14 e C-17 (da extremidade –COOH)
Passo 3
Agora, pra achar o posicionamento “ômega-n”, conta a partir do carbono metílico (carbono 20). A primeira dupla está em C-17 (da carboxila), então a que importa é essa. A distância entre o carbono metila (C-20) e o C-17 é:
Ou seja, a primeira dupla fica a 3 carbonos de distância da cauda — daí o nome ômega-3.
Passo 4
Em resumo, como a primeira dupla ligação aparece no terceiro carbono a partir do grupo –CH₃, classificamos o EPA como ácido graxo ômega-3.
Resposta
O EPA é um ácido graxo ômega-3, pois sua primeira dupla ligação está no terceiro carbono a partir da extremidade metílica (20 – 17 = 3).