Quanto ao som oscilando de forma estacionária num tubo de Kundt, um nó de deslocamento:
A : Se move ao longo do tubo.
B : É também um nó de pressão.
C : É um ventre de pressāo.

Passo 1

Vamos entender a questão: estamos falando sobre ondas estacionárias em um tubo de Kundt e especificamente sobre o que acontece em um nó de deslocamento. O conteúdo envolvido aqui é a teoria das ondas estacionárias e a relação entre deslocamento e pressão nessas ondas. Para resolver, vamos precisar entender o que são nós e ventres tanto de deslocamento quanto de pressão.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar o que é uma onda estacionária. Em um tubo de Kundt, quando uma onda sonora se propaga, ela pode refletir nas extremidades do tubo, criando padrões de ondas estacionárias. Esses padrões têm pontos fixos chamados nós, onde o deslocamento das partículas do meio é mínimo ou nulo, e ventres, onde o deslocamento é máximo.

Passo 3

Agora, vamos falar sobre a relação entre deslocamento e pressão nessas ondas. Em nós de deslocamento, as partículas não se movem muito, o que significa que aí ocorre uma variação máxima de pressão. Por outro lado, nos ventres de deslocamento, as partículas se movem bastante, correspondendo a pontos de pressão mínima.

Passo 4

Aplicando isso à questão: um nó de deslocamento não se move ao longo do tubo, porque por definição é um ponto onde o deslocamento é mínimo. Então, a opção A está incorreta.

Passo 5

Além disso, como os nós de deslocamento correspondem a pontos de máxima variação de pressão, eles são ventres de pressão, não nós de pressão. Isso significa que a opção B também está incorreta.

Passo 6

Portanto, a única opção correta é que um nó de deslocamento é um ventre de pressão, ou seja, a opção C.

Resposta

A resposta correta é a opção C: É um ventre de pressão.

Exercícios relacionados