QUESTÃO 25
Para determinar se um material apresenta uma transição dúctil-frágil com a diminuição datemperatura,utiliza-se o ensaio de:
(A)impacto.
(B)tração.
(E)dureza.
(A)impacto.
(B)tração.
(E)dureza.
Passo 1
O enunciado pergunta qual ensaio é usado para identificar se um material sofre transição dúctil–frágil ao diminuir a temperatura. O conteúdo aqui é comportamento de fratura de materiais, e precisamos associar o tipo de ensaio à capacidade do material absorver energia antes de fraturar em diferentes temperaturas.
Passo 2
Num ensaio de impacto, como o de Charpy ou Izod, mede-se diretamente a energia absorvida pela amostra quando um martelo de pêndulo a atinge e a quebra. Ao variar a temperatura da amostra, observa-se claramente a queda brusca na energia absorvida em torno da temperatura de transição dúctil–frágil.
Passo 3
No ensaio de tração aplica-se carga lentamente até a amostra romper, obtendo-se propriedades como limite de escoamento e alongamento. Esse teste não evidencia bem a variação abrupta de energia de fratura com a temperatura.
Passo 4
O ensaio de dureza avalia a resistência à penetração de um penetrador sob carga estática. É eficaz para medir resistência de superfície, mas não mostra a mudança dúctil–frágil que depende de como o material absorve energia de fratura.
Passo 5
Ensaios de dobramento ou compressão submetem a peça a carregamentos estáticos—também não fornecem um método direto para medir a energia de fratura em função da temperatura e, portanto, não revelam a transição dúctil–frágil.
Resposta
(A) impacto.