Questão 1: Discuta a seguinte frase: “As afinidades eletrônicas são maiores para elementos próximos ao flúor na Tabela periódica. Desse modo, esses elementos tendem a formar cátions mais facilmente.”
Passo 1
Beleza, aqui a gente tem que analisar uma frase sobre tabela periódica e afinidade eletrônica. O enunciado fala que “afinidades eletrônicas são maiores perto do flúor e, por conta disso, esses elementos formam cátions mais facilmente”. O conteúdo principal é tendência periódica de afinidade eletrônica e formação de íons. Para resolver, precisamos lembrar o que é afinidade eletrônica, o que é ionização (formação de cátions) e como cada uma dessas propriedades varia na tabela periódica.
Passo 2
Primeiro, vamos ver o que é afinidade eletrônica. Afinidade eletrônica é a energia liberada quando um átomo neutro ganha um elétron:
Quanto maior esse valor (mais energia liberada), mais “ávido” o átomo é para receber elétrons, formando ânions. Na tabela periódica, a afinidade eletrônica aumenta da esquerda para a direita num período, chegando ao máximo perto do flúor (F), porque ele quase completa sua camada externa ao receber um elétron.
Passo 3
Agora, formar cátions é outro rolê: isso envolve remover um elétron e medir a energia necessária, chamada energia de ionização:
Se for fácil remover um elétron, a energia de ionização é baixa. Mas a tendência periódica é justamente o contrário da afinidade eletrônica: a energia de ionização aumenta da esquerda para a direita (deixa mais difícil tirar elétrons), também atingindo valores altos perto do flúor.
Passo 4
Juntando os dois conceitos, elementos próximos ao flúor têm alta afinidade eletrônica (gostam de ganhar elétrons) e alta energia de ionização (não gostam de perder elétrons). Logo, eles preferem formar ânions, não cátions. Então a frase do enunciado inverteu as coisas.
Resposta
A frase está equivocada. Próximos ao flúor, os elementos têm afinidade eletrônica grande (formam ânions) e também energia de ionização alta (difícil formar cátions). Portanto, esses elementos NÃO tendem a formar cátions mais facilmente.