Questão 6. Faça o balanceamento das seguintes reações de neutralização (VALOR \mathbf{0 , 5 0} PONTOS CADA): \mathrm{H}_{2} \mathrm{SO}_{4} \quad+\quad \mathrm{KOH} \rightarrow
Elemento (Símbolo)
Dados
Número atômico
Massa molar
Hidrogênio (H)
1
1 \mathrm{~g} / \mathrm{mol}
Oxigênio (O)
8
16 \mathrm{~g} / \mathrm{mol}
Magnésio (Mg)
12
24 \mathrm{~g} / \mathrm{mol}
Enxofre (S)
16
32 \mathrm{~g} / \mathrm{mol}
Cloro (CI)
17
35,5 \mathrm{~g} / \mathrm{mol}
Potássio (K)
19
39 \mathrm{~g} / \mathrm{mol}
Passo 1
O enunciado pede o balanceamento da reação de neutralização entre o ácido sulfúrico e a hidróxido de potássio: \mathrm{H}_{2}\mathrm{SO}_{4} + \mathrm{KOH} \rightarrow \dots
O conteúdo aqui é equilíbrio estequiométrico de reação química, usando a lei da conservação de átomos (cada elemento tem o mesmo número de átomos no reagente e no produto).
Passo 2
Em toda neutralização de um ácido diprótico como \mathrm{H}_{2}\mathrm{SO}_{4} com uma base monoprótica \mathrm{KOH}, formam-se um sal (sulfato de potássio) e água. Então o esquema geral é: