Questão 4 (1 pontos): Marque verdadeiro ou falso:
(V) 0 atrito é uma força de resistência, ou seja, atua em oposição ao movimento.
( F ) Nas situações cotidianas do dia a dia, podemos sempre desconsiderar o atrito.
( v ). É necessário aplicar uma força maior para retirar um objeto do repouso do que para manter o mesmo objeto em movimento uniforme num plano com atrito.
( F ) Podemos descartar o atrito sempre que a contribuição desta força para o movimento estiver dentro da margem de erro estipulada.
(F) 0 atrito é proporcional ao quadrado da velocidade do objeto.

Passo 1

O enunciado apresenta cinco afirmações sobre forças de atrito e pede para marcarmos cada uma como verdadeira ou falsa. O conteúdo envolvido é dinâmica (cinemática e forças) e, em especial, o estudo das forças de atrito (estático, cinético e arrasto).

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que atrito é sempre uma força de resistência que se opõe ao movimento relativo entre superfícies em contato.
Afirmação 1: “O atrito é uma força de resistência, ou seja, atua em oposição ao movimento.”
Essa definição está correta, logo a afirmação 1 é verdadeira.
Afirmação 2: “Nas situações cotidianas do dia a dia, podemos sempre desconsiderar o atrito.”
Na prática, quase todo movimento real sofre atrito: só em situações muito específicas (pistas ultra-lisas, lubrificadas, vácuo) o atrito é desprezível. Portanto não podemos sempre desconsiderar, e a afirmação 2 é falsa.

Passo 3

Agora, analisemos a diferença entre atrito estático e cinético. Sabemos que o coeficiente de atrito estático é maior que o cinético, de modo que a força mínima para vencer o repouso é maior do que a força necessária para manter o movimento uniforme.
Afirmação 3: “É necessário aplicar uma força maior para retirar um objeto do repouso do que para manter o mesmo objeto em movimento uniforme num plano com atrito.”
Isso está de acordo com a lei do atrito estático versus cinético, logo a afirmação 3 é verdadeira.

Passo 4

Em engenharia, muitas vezes desprezamos forças cujas magnitudes são menores do que a margem de erro do experimento ou dos cálculos. Se a força de atrito contribui menos do que esse limite, podemos desprezá-la sem afetar o resultado significativo.
Afirmação 4: “Podemos descartar o atrito sempre que a contribuição desta força para o movimento estiver dentro da margem de erro estipulada.”
Esse procedimento de desprezar termos pequenos é válido, então a afirmação 4 é verdadeira.

Passo 5

Por fim, o atrito sólido (estático ou cinético) costuma ser modelado como proporcional à força normal e independente da velocidade. Já o arrasto em fluidos em regime turbulento pode seguir uma lei do tipo proporcional a v^{2}, mas isso é arrasto, não atrito de superfície sólida.
Afirmação 5: “O atrito é proporcional ao quadrado da velocidade do objeto.”
Em geral essa afirmação confunde atrito com arrasto de fluidos, então é falsa.

Resposta

  1. V
  2. F
  3. V
  4. V
  5. F

Exercícios relacionados