Questão 2 ( 0,5 pontos):

Qual o método de análise de redes com múltiplas fontes que nos permite calcular a potência fornecida por uma única fonte de alimentação?
(a) Thévenin
(b) Análise Nodal
(c) Tellegen
(d) Superposição
(e) Amplificador operacional

Passo 1

O enunciado apresenta uma rede linear com várias fontes de alimentação e pede a potência fornecida por apenas uma delas. O conteúdo envolve teoremas de análise de circuitos lineares e técnicas para isolar a contribuição de cada fonte.

Passo 2

Para calcular a potência de uma fonte precisamos conhecer a tensão nos seus terminais e a corrente que por ela circula. Logo, precisamos de um método que permita “desligar” temporariamente as demais fontes e analisar apenas a fonte de interesse.

Passo 3

Analisando as opções:
  • Teorema de Thévenin: reduz parte da rede a uma fonte equivalente, mas não isola diretamente cada fonte original.
  • Análise Nodal: resolve todas as tensões simultaneamente, sem separar contribuição de cada fonte.
  • Teorema de Tellegen: garante que a soma das potências em todo o circuito é zero, mas não fornece isoladamente a potência de uma fonte.
  • Teorema da Superposição: desativa todas as fontes, exceto a que queremos estudar, permitindo calcular sua tensão e corrente isoladas.
  • Amplificador operacional: é um componente, não um método para isolar fontes.

Passo 4

Aplicando o Teorema da Superposição, desativamos todas as outras fontes (fontes de tensão viram curto, fontes de corrente viram circuito aberto), calculamos a tensão V e a corrente I apenas da fonte ativa e então obtemos a potência
P = V \cdot I.

Resposta

(d) Superposição

Exercícios relacionados