QUESTÃO 2

Sobre os métodos para determinação da evapotranspiração de referência marque V para as respostas corretas e F para as respostas falsas. ( ) Os evaporímetros são os os métodos mais indicados para determinação da evapotranspiração por serem os mais precisos. ( ) Os lisímetros não são indicados para instalação em propriedades rurais devido ao seu alto preço, dificuldade de manejo e baixa precisão. ( ) A equação de PenmanMonteith apresenta boa precisão, contudo necessita de uma estação meteorológica complexa. ( ) Com o método indireto das parcelas experimentais podem-se determinar ETo, ETpc e ETc. A sequência correta é:
a) V / F_{2}-V-F
b) F-F-V-F
c) F-F-V-V
d) V-V-F-F
e) F-V-F-V

Passo 1

O enunciado apresenta quatro afirmações sobre métodos de determinação da evapotranspiração e pede para marcar V (verdadeiro) ou F (falso) em cada uma. As afirmações são:
(1) Os evaporímetros são os os métodos mais indicados para determinação da evapotranspiração por serem os mais precisos.
(2) Os lisímetros não são indicados para instalação em propriedades rurais devido ao seu alto preço, dificuldade de manejo e baixa precisão.
(3) A equação de Penman–Monteith apresenta boa precisão, contudo necessita de uma estação meteorológica complexa.
(4) Com o método indireto das parcelas experimentais podem-se determinar ETo, ET_{pc} e ET_c.
O objetivo é julgar cada uma como V ou F e escolher a sequência correta entre as alternativas dadas.

Passo 2

Entendendo o que são e como funcionam os evaporímetros (pan evaporation): um evaporímetro do tipo mais comum é a “panela Classe A” (class A pan). Ele mede a evaporação da água exposta numa cuba aberta e fornece uma medida conhecida como E_{pan}. Para estimar a evapotranspiração de referência ETo a partir de E_{pan} usa-se um coeficiente empírico K_{pan} tal que
ETo \approx K_{pan}\cdot E_{pan}.
Explicando as variáveis: E_{pan} é a evaporação medida na pan, K_{pan} é um coeficiente que depende da localização, ventilação, radiação, etc. Vantagens: simplicidade e baixo custo. Limitações importantes: não medem diretamente ETo e exigem correções empíricas (o K_{pan}), que variam com clima e condições locais; portanto não são os “mais precisos” em termos absolutos para ETo. Conclusão sobre (1): a afirmação diz que são os mais indicados por serem os mais precisos — isso é incorreto. Logo (1) é F.

Passo 3

Entendendo lisímetros: um lisímetro é um dispositivo que mede diretamente a perda de água do solo e cultura, praticamente pesando um volume de solo com planta ou registrando o balanço hídrico num recipiente isolado. Existem lisímetros de pesagem direta (muito precisos) e de outros tipos. Características:
  • Precisão: geralmente muito alta para medir ET_c (evapotranspiração real da cultura), por isso são considerados padrão de referência experimental.
  • Desvantagens: custo elevado, complexidade de instalação e manejo, necessidade de manutenção e instrumentação, espaço, etc.
    A afirmação (2) dizia que lisímetros não são indicados para propriedades rurais por alto preço, dificuldade de manejo e baixa precisão. A parte sobre preço e dificuldade é razoável, mas a parte sobre “baixa precisão” é falsa (na verdade têm alta precisão). Como a afirmação afirma baixa precisão, ela está incorreta. Conclusão sobre (2): F.

Passo 4

Explicando a equação de Penman–Monteith (razão de por que é citada como precisa e requisitos): a formulação FAO-56 de Penman–Monteith para evapotranspiração de referência ETo é reconhecida como padrão e tem boa precisão quando se dispõe das variáveis meteorológicas necessárias. A forma prática usada é
ETo = \frac{0{,}408\,\Delta\,(R_n - G) + \gamma\,\dfrac{900}{T+273}\,u_2\,(e_s-e_a)}{\Delta + \gamma\,(1+0{,}34\,u_2)}.
Explicando cada termo:
  • ETo: evapotranspiração de referência (mm dia ^{-1}).
  • \Delta: declive da curva de pressão de vapor em função da temperatura (kPa °C ^{-1}).
  • R_n: radiação líquida no nível da cultura (MJ m ^{-2} dia ^{-1}).
  • G: fluxo de calor no solo (MJ m ^{-2} dia ^{-1}).
  • \gamma: constante psicrométrica (kPa °C ^{-1}).
  • T: temperatura do ar média diária (°C).
  • u_2: velocidade do vento a 2 m (m s ^{-1}).
  • e_s: pressão de vapor de saturação (kPa).
  • e_a: pressão de vapor atual (kPa).
Para aplicar esta equação com boa confiança é preciso medir radiação (ou estimar), temperatura, umidade e vento — ou seja, uma estação meteorológica com sensores para essas grandezas. Por isso a afirmação (3) — que Penman–Monteith apresenta boa precisão, mas necessita de uma estação meteorológica complexa — está correta. Conclusão sobre (3): V.

Passo 5

Explicando o método indireto das parcelas experimentais e o que ele permite determinar: no método das parcelas experimentais (método indireto, com parcelas controladas) normalmente se faz o balanço hídrico de parcelas com a cultura e, se houver parcelas de referência (por exemplo, capa de referência como pasto), pode-se estimar diferentes evapotranspirações. O balanço hídrico típico usado em parcelas é:
ET_c = P + I - R - D - \Delta S,
onde:
  • ET_c é a evapotranspiração da cultura (mm),
  • P é precipitação (mm),
  • I é irrigação aplicada (mm),
  • R é escoamento superficial (runoff) (mm),
  • D é drenagem profunda (mm),
  • \Delta S é variação do armazenamento de água no solo (mm).
Com parcelas experimentais bem montadas e medidas (por exemplo, parcelas de cultura, parcelas de referência), é possível obter ET_c diretamente pelo balanço. Se as parcelas incluírem uma parcela padrão de referência (como a superfície de referência de grama), pode-se também obter ETo experimentalmente a partir dessa parcela de referência. Além disso, pode-se estimar a evapotranspiração potencial da cultura (às vezes designada por ET_{pc} ou ET_p) em parcelas bem manejadas sem restrição hídrica. Em outras palavras, o método indireto por parcelas permite determinar ETo (se houver parcela de referência), ET_{pc} (potencial ou parcela controlada) e ET_c (medida pela parcela da cultura). Portanto, a afirmação (4) é verdadeira em seu espírito: com parcelas experimentais apropriadas pode-se determinar ETo, ET_{pc} e ET_c. Conclusão sobre (4): V.

Passo 6

Resumo dos julgamentos:
(1) F
(2) F
(3) V
(4) V
Comparando com as alternativas fornecidas, a sequência corresponde a \,F-F-V-V, que é a alternativa (c).

Resposta

c) F-F-V-V

Exercícios relacionados