Responda as seguintes perguntas:
Na colisão entre um carro de passeio (relativamente pequeno) e uma caminhonete, onde os dois terminam parados, qual dos dois veículos sofre a maior variação de Momentum Linear? Explique porque os passageiros do carro de passeio possuem maior probabilidade de sofrer ferimentos mais graves.
Passo 1
O enunciado descreve uma colisão frontal na qual um carro de passeio (massa menor) e uma caminhonete (massa maior) acabam ambos com velocidade final zero. Vamos usar o conteúdo de impulso e momentum linear, além da terceira lei de Newton e da relação F = m\,a, para responder qual variação de momentum é maior e por que os ocupantes do carro de passeio ficam mais expostos a ferimentos graves.
Passo 2
Pela terceira lei de Newton, a força que o carro exerce sobre a caminhonete é igual em módulo e oposta àquela que a caminhonete exerce sobre o carro:
Decelerações mais intensas implicam em forças internas maiores sobre os ocupantes do carro e em maior probabilidade de choque contra partes rígidas do veículo (painel, colunas, airbag). Além disso, veículos menores costumam ter zonas de deformação e sistemas de contenção menos eficazes do que caminhonetes maiores, aumentando o risco de ferimentos graves sob a mesma força de impacto.
Resposta
Ambos os veículos sofrem a mesma variação de momentum linear em módulo. No entanto, como o carro tem massa menor, sua desaceleração média é bem maior para a mesma força de colisão, expondo seus ocupantes a acelerações intensas e, portanto, a ferimentos mais graves.