Quais são as polarizações das seguintes ondas eletromagnéticas?
2 - E=E0[i cos (omega t-k z)+j cos (omega t-k z-pi4)]

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado pede para a gente descobrir qual é a polarização de uma onda eletromagnética específica. A polarização diz como o campo elétrico da onda vibra no espaço. Aqui, vamos precisar entender um pouquinho sobre ondas eletromagnéticas e como identificar se elas são lineares, circulares ou elípticas. A equação que vamos analisar é:
E = E0[i cos (omega t - k z) + j cos (omega t - k z - pi4)]

Passo 2

Primeiro, vamos olhar cada componente da onda. Temos duas direções de vibração: uma na direção i e outra na direção j. Ambas dependem do tempo t e da posição z. A diferença entre elas está no termo de fase: a componente j está atrasada em pi4 em relação à componente i.

Passo 3

Agora, para entender a polarização, precisamos ver como essas duas componentes interagem. Se elas estivessem em fase (sem diferença de fase), a onda seria linear, vibrando ao longo de uma linha. Se a diferença de fase fosse pi2 e as amplitudes fossem iguais, teríamos uma polarização circular. Qualquer outro valor de diferença de fase ou amplitudes diferentes resulta em uma polarização elíptica.

Passo 4

No nosso caso, a diferença de fase é pi4, que está entre 0 e pi2, e as amplitudes das componentes i e j são iguais ( E0). Isso significa que a onda não está nem totalmente alinhada (linear) nem girando de forma perfeita (circular). Portanto, a polarização resultante é elíptica.

Resposta

A polarização da onda eletromagnética dada é elíptica.

Exercícios relacionados