As seguintes espécies não obedecem a regra do octeto. Encontre as estruturas de Lewis para cada íon ou moléculas e informe o tipo de exceção a regra do octeto. \mathrm{AsF}_{4}{ }^{-}
Passo 1
O enunciado pede a estrutura de Lewis de \mathrm{AsF_{4}^{-}} e que se identifique qual exceção à regra do octeto ela apresenta. Para isso vamos usar os conceitos de valência (As está no 4.º período e pode usar orbitais d) e de contagem de elétrons de valência.
Passo 2
Conte os elétrons de valência totais. Arsênio tem 5 elétrons de valência, cada flúor tem 7, e há uma carga extra de -1:
Monte ligações simples As–F. Quatro ligações usam 4\times2=8 elétrons, sobrando
34 - 8 = 26\text{ elétrons}
Cada flúor precisa de 6 elétrons não ligantes (3 pares) para completar seu octeto:
4\times6 = 24\text{ elétrons}
Sobram então 26 - 24 = 2 elétrons, que formam um par isolado no As.
Passo 4
A estrutura de Lewis final é:
As central com quatro ligações simples a F, cada F com três pares isolados, e As com um par isolado. O formal charge total -1 fica sobre o As. Em notação resumida:
onde cada “\ddot{\phantom{F}}” representa pares isolados sobre F; As também carrega um par isolado e a carga -1.]
Passo 5
Essa espécie viola a regra do octeto porque o As central tem 10 elétrons em sua camada de valência. Essa capacidade de acomodar mais que 8 elétrons ocorre por ser elemento do 4.º período, cuja camada de valência dispõe de orbitais d disponíveis.
Tipo de exceção: octeto expandido.
Resposta
A estrutura de Lewis apresenta As ligado a quatro átomos de F (cada F com três pares isolados) e um par isolado no As, que fica com formal charge -1. Trata-se de um caso de octeto expandido no átomo central \mathrm{As}.