As seguintes espécies não obedecem a regra do octeto. Encontre as estruturas de Lewis para cada íon ou moléculas e informe o tipo de exceção a regra do octeto.
\mathrm{SeCl}_{4}

Passo 1

O enunciado pede para construir a estrutura de Lewis de \mathrm{SeCl}_{4} e identificar qual exceção à regra do octeto ela representa. O conteúdo utilizado será contagem de elétrons de valência, montagem da estrutura com pares ligantes e não ligantes, e classificação do tipo de exceção (octeto expandido).

Passo 2

Contamos os elétrons de valência:
\mathrm{Se} (período 4) tem 6 elétrons de valência.
– Cada \mathrm{Cl} tem 7 elétrons de valência, e são 4 átomos de \mathrm{Cl}, totalizando 4\times7=28.
Total de elétrons de valência em \mathrm{SeCl}_{4}:
6 + 28 = 34\text{ elétrons}é

Passo 3

Montamos um esqueleto com \mathrm{Se} no centro ligado a 4 átomos de \mathrm{Cl} por ligações simples. Cada ligação usa 2 elétrons, então usamos
4 \times 2 = 8 \text{ elétrons}é
restando 34-8=26 elétrons para distribuir como pares não ligantes.
Preenchemos primeiro os átomos de cloro para completar seus octetos: cada \mathrm{Cl} precisa de mais 6 elétrons ( 3 pares livres), o que consome
4 \times 6 = 24 \text{ elétrons}é
Sobram 26-24=2 elétrons, que colocamos como um par livre no \mathrm{Se}.
Assim, cada \mathrm{Cl} tem 3 pares livres, e o \mathrm{Se} central fica com 4 ligações simples ( 8 elétrons ao redor) mais 1 par livre ( 2 elétrons), totalizando 10 elétrons ao redor de \mathrm{Se}.

Passo 4

A presença de 10 elétrons ao redor do selênio mostra que ele ultrapassa o octeto. Como \mathrm{Se} é do período 4, ele pode acomodar elétrons extras em orbitais d. Essa situação chama-se octeto expandido (ou molécula hipervalente).

Resposta

Estrutura de Lewis: átomo de Se no centro com 4 ligações simples a \mathrm{Cl}, cada \mathrm{Cl} com 3 pares livres, e 1 par livre em \mathrm{Se}. Exceção: octeto expandido (hipervalência).

Exercícios relacionados