Segundo o Princípio de Le Chatelier, explique a razăo pela qual uma solução de cromato \left(\mathrm{CrO}_{4}{ }^{2-}\right) passa da cor amarela para laranja quando se adiciona um excesso de ácido ( \mathrm{H}^{+}) à soluçẵo.
Dados: \mathrm{CrO}_{4}{ }^{2-}{ }_{(\text {aq })}+2 \mathrm{H}^{+}{ }_{(\text {aq })} \rightleftharpoons \mathrm{Cr}_{2} \mathrm{O}_{7}{ }^{2-}{ }_{(\text {aq })}+\mathrm{H}_{2} \mathrm{O}_{(\text {) })}
(amarelo) (laranja)

Passo 1

O enunciado apresenta o equilíbrio em meio aquoso entre o íon cromato, de cor amarela, e o íon dicromato, de cor laranja:
\mathrm{CrO_{4}^{2-}}_{(\text{aq})} \;+\; 2\,\mathrm{H^{+}}_{(\text{aq})} \rightleftharpoons \mathrm{Cr_{2}O_{7}^{2-}}_{(\text{aq})} \;+\; \mathrm{H_{2}O}_{(\text{l})}.
O conteúdo aqui é o Princípio de Le Chatelier, segundo o qual um sistema em equilíbrio reage a uma perturbação deslocando-se no sentido de minimizar essa perturbação.

Passo 2

Segundo o Princípio de Le Chatelier, ao adicionar um excesso de \mathrm{H^{+}} estamos aumentando a concentração de um dos reagentes. Para “contrabalançar” essa mudança, o sistema desloca o equilíbrio no sentido de consumir parte do excesso de \mathrm{H^{+}}.

Passo 3

O consumo de \mathrm{H^{+}} se dá levando a reação para a direita, formando mais \mathrm{Cr_{2}O_{7}^{2-}} e água. Em termos práticos, cada vez que entramos com \mathrm{H^{+}} a reação produz dicromato:
\mathrm{CrO_{4}^{2-}} + 2\,\mathrm{H^{+}} \longrightarrow \mathrm{Cr_{2}O_{7}^{2-}} + \mathrm{H_{2}O}.

Passo 4

Como o íon \mathrm{Cr_{2}O_{7}^{2-}} é laranja, o deslocamento para a direita faz a solução mudar de amarelo (cromato) para laranja (dicromato).

Resposta

A adição de \mathrm{H^{+}} desloca o equilíbrio para a direita, consumindo cromato amarelo e formando dicromato laranja, de acordo com o Princípio de Le Chatelier.

Exercícios relacionados