Nos registros dos últimos anos, verifica-se que o número médio de pessoas atendidas em uma repartição pública por dia é igual a 20. Deseja-se testar a hipótese de que o número médio de pessoas atendidas por dia (
) em outra repartição, independente da primeira, é o mesmo que o verificado na primeira repartição. Com base em 16 dias escolhidos aleatoriamente na segunda repartição obteve-se uma média igual a 22 pessoas atendidas por dia com um desvio padrão igual a 5. Sabe-se que, tanto para a primeira repartição como para a segunda, a distribuição da população formada pelo número de pessoas atendidas é normalmente distribuída. Utilizando-se um nível de 95% de confiança, marque a alternativa correta:
A estatística de teste
e o valor
. Devemos rejeitar a hipótese nula, ou seja, considerando-se um nível de 95% de significância, o número médio de pessoas atendidas na segunda repartição pública é diferente da primeira.
A estatística de teste
e o valor
. Não devemos rejeitar a hipótese nula, ou seja, considerando-se um nível de 5% de significância, o número médio de pessoas atendidas na segunda repartição pública é igual ao da primeira.
Abstract
A estatística de teste
e o valor
. Não devemos rejeitar a hipótese nula, ou seja, considerando-se um nível de
de significância, o número médio de pessoas atendidas na segunda repartição pública é igual ao
da primeira.
A estatística de teste
e o valor
. Devemos rejeitar a hipótese nula, ou seja, considerando-se um nível de
de significância, o número médio de pessoas atendidas na segunda repartição pública é superior ao da primeira.