Em qual das situações abaixo o sentido convencional da corrente elétrica é para o norte?
(a) Prótons que se movem para o sul.
(b) Uma molécula de água que se move para o norte.
(c) Elétrons que se movem para o sul.
(d) Elétrons em um fio ligado a uma bateria que se movem do sul para o norte.

Passo 1

O enunciado pergunta em qual situação o sentido convencional da corrente elétrica fica apontado para o norte. Lembra que o sentido convencional é definido como o sentido do fluxo de cargas positivas. Se as cargas que se movem são negativas, o sentido da corrente convencional é oposto ao movimento dessas cargas.

Passo 2

Na opção (a), temos prótons (carga positiva) movendo-se para o sul. Como são cargas positivas, a corrente convencional acompanha o movimento delas, ou seja, vai para o sul. Logo, não é para o norte.

Passo 3

Na opção (b), uma molécula de água é eletricamente neutra, não transporta carga líquida. Portanto, não há corrente elétrica associada ao seu movimento.

Passo 4

Na opção (c), elétrons (carga negativa) movem-se para o sul. Como são cargas negativas, o sentido convencional da corrente é sempre oposto ao movimento dos elétrons, isto é, para o norte.

Passo 5

Na opção (d), elétrons movem-se do sul para o norte; sendo carga negativa, o sentido convencional é o oposto, ou seja, para o sul. Também não resulta em corrente para o norte.

Resposta

(c) Elétrons que se movem para o sul.

Exercícios relacionados