Sobre a polaridade das ligações covalentes, é CORRETO afirmar:
a) Ligações covalentes polares ocorrem entre elementos com diferença de eletronegatividade igual ou superior a 0,5 , onde parte da densidade eletrônica em torno de um átomo é atraída com maior intensidade pelo núcleo do átomo mais eletronegativo.
b) Ligações apolares ocorrem entre elementos com alta diferença de eletronegatividade.
c) As ligações carbono-carbono e carbono-hidrogênio são predominantemente polares.
d) O sentido da polaridade de uma ligação polar pode ser simbolizado por um vetor, onde a extremidade da seta que exibe uma cruz é o lado negativo, e a ponta da seta, o positivo.

Passo 1

O enunciado pede para identificar qual afirmação sobre polaridade de ligações covalentes está correta. O conteúdo envolve diferença de eletronegatividade, classificação de ligações como polares ou apolares e representação vetorial do momento dipolar.

Passo 2

Em ligações covalentes, define-se a polaridade pela diferença de eletronegatividade entre dois átomos, De<a EN. Uma regra prática é:
De<a EN<=sssim0,4 to ligação apolar (densidade eletrônica equilibrada);
De<a EN>rsim0,5 to ligação polar (densidade deslocada para o átomo mais eletronegativo);
valores muito altos ( >rsim1,7) aproximam-se de ligação iônica. A polaridade surge porque parte da densidade eletrônica é atraída com maior intensidade pelo núcleo mais eletronegativo.

Passo 3

Analisando a alternativa (a): diz que ligações covalentes polares ocorrem quando a diferença de eletronegatividade é igual ou superior a 0,5, e que a densidade eletrônica se desloca para o átomo mais eletronegativo. Isto coincide exatamente com a definição comum de ligação covalente polar. Portanto, (a) está correta.

Passo 4

Na alternativa (b) afirma-se que ligações apolares ocorrem entre elementos com alta diferença de eletronegatividade. Isso é contrário ao conceito, pois ligações apolares ocorrem quando De<a EN é muito baixa, não alta. Logo, (b) está incorreta.
Na alternativa (c) diz-se que ligações C–C e C–H são predominantemente polares. Na verdade, C–C tem De<a EN=0 e C–H tem De<a ENapprox0,35, valores que levam a ligações essencialmente apolares. Logo, (c) está incorreta.

Passo 5

A alternativa (d) trata da representação vetorial do momento dipolar. O padrão é desenhar um vetor cujo corpo termina numa cruz ( oplus) indicando o polo positivo ( de<a^+) e aponta para o polo negativo ( de<a^-) na ponta da seta. A alternativa inverte esses sinais, atribuindo erroneamente a cruz ao polo negativo. Portanto, (d) também está incorreta.

Resposta

a) Ligações covalentes polares ocorrem entre elementos com diferença de eletronegatividade igual ou superior a 0,5, onde parte da densidade eletrônica em torno de um átomo é atraída com maior intensidade pelo núcleo do átomo mais eletronegativo.

Exercícios relacionados