O sulfato de sódio
é utilizado na fabricação de vidros e papel. Um processo de obtenção dessa substância é baseado na reação entre um mol de ácido sulfúrico (
) com dois mols de cloreto de sódio ( NaCl ), que leva a formação de um mol de sulfato de sódio (
) e dois mols de ácido clorídrico
. Caso se utilize 5,3 mols de cloreto de sódio como reagente, quantos mols serão formados de cada um dos produtos?
Passo 1
O enunciado dá uma reação química balanceada e pede quantos mols de cada produto serão formados quando se usa
mols de cloreto de sódio. As informações importantes são:
- Quantidade fornecida:
mols de . - Pergunta: quantos mols de
e quantos mols de serão formados?
Passo 2
Entendendo o que a equação balanceada nos diz (aula rápida e prática):
- Os coeficientes estequiométricos (os números na frente das fórmulas) indicam razões molares entre reagentes e produtos. Aqui:
-
mols de reagem com mol de . - Da reação, para cada
mols de formam-se mol de . - Para cada
mols de formam-se mols de .
-
- Método prático na prova: usar fatores de conversão a partir da razão molar. Exemplo simples: se a equação diz que
, então mols de geram mols de .
Passo 3
Calcular os mols de
formados usando a razão molar entre
e
:
Agora efetuando a multiplicação e cancelando unidades:
Passo 4
Calcular os mols de
formados usando a razão molar entre
e
:
Note que
, então:
Passo 5
Comentário sobre reagentes limitantes (pra ficar esperto na prova):
- O enunciado deu só a quantidade de
. Para usar os cálculos acima assumimos que há suficiente (ou em excesso) para reagir com todo o . Se estivesse em menor quantidade (limitante), os produtos seriam menores; aí seria preciso comparar as quantidades iniciais dos dois reagentes para encontrar o limitante. Como não foi dada a quantidade de , a interpretação natural é que é o dado que limita a formação de produtos.
Passo 6
Resumo final rápido: aplicamos as razões molares diretas que vêm da equação balanceada e fizemos as multiplicações com os fatores de conversão. Está feito — tranquilo!