Na teoria de Piaget, características como preponderância do pensamento lógico, objetivo, menos egocêntrico, reversível, com capacidade de compreensão da noção de conservação e, entretanto, condicionado ainda a observação para atingir a compreensão, pertencem à etapa do desenvolvimento cognitivo denominada:
Passo 1
O enunciado nos pede para identificar, na teoria de Piaget, o estágio em que o sujeito apresenta pensamento lógico e reversível, compreensão de conservação, menos egocentrismo, mas ainda vinculado à observação concreta. O conteúdo é o estudo dos estágios do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget.
Passo 2
Vamos comparar as características de cada estágio de Piaget:
- Sensório-motor (0–2 anos): ação e sensações, sem pensamento simbólico nem operações reversíveis.
- Pré-operacional (2–7 anos): pensamento simbólico e egocêntrico, sem lógica reversível nem conservação.
- Operacional concreto (7–11 anos): pensamento lógico e objetivo, menos egocêntrico, operações reversíveis e noção de conservação, mas dependente de objetos ou observação concreta.
- Operacional formal (a partir de 11 anos): pensamento abstrato, hipotético-dedutivo, independência de objetos concretos.
Passo 3
As características do enunciado—lógica, reversibilidade, conservação e dependência da observação concreta—correspondem exatamente ao estágio operacional concreto.
Resposta
Período das operações concretas.