Trace o gráfico da equação em coordenadas retangulares.
Passo 1
O enunciado pede para desenhar o gráfico da função linear y = 6x em coordenadas retangulares. O conteúdo é função do 1º grau e vamos precisar entender o coeficiente angular (inclinação) e o coeficiente linear (intercepto).
Passo 2
Reconhecemos que a equação está na forma geral y = m x + b, onde m é o coeficiente angular e b é o coeficiente linear. Comparando, temos m = 6 e b = 0. Isso significa que a reta passa pela origem e para cada aumento de 1 em x, y aumenta em 6.
Passo 3
Para traçar a reta precisamos de pelo menos dois pontos. Primeiro, o intercepto com o eixo y: colocando x = 0, y = 6·0 = 0, então temos o ponto (0,0). Depois, escolhemos x = 1 para ter outro ponto: y = 6·1 = 6, dando o ponto (1,6).
Passo 4
Agora marcamos no plano cartesiano os pontos (0,0) e (1,6). Em seguida, traçamos uma linha reta que passa por esses dois pontos e a estendemos para cobrir todo o plano. Essa é a representação gráfica de y = 6x.
Resposta
O gráfico é a reta que passa pelos pontos (0,0) e (1,6), com inclinação 6, ou seja, a cada 1 unidade à direita sobe 6 unidades.