Quais os três mecanismos que controlam as concentrações iônicas nas células?

Passo 1

O enunciado pergunta quais são os três principais mecanismos que a célula usa para manter e ajustar as concentrações iônicas no seu interior. O conteúdo aqui é transporte de íons através da membrana plasmática. Para resolver, vamos rever os tipos de transporte: passivo (difusão), ativo primário (bombas) e ativo secundário (transportadores acoplados).

Passo 2

Transporte passivo por difusão através de canais iônicos. Aqui os íons movem-se a favor do seu gradiente eletroquímico, sem gasto de ATP. Exemplo: canais de K^{+} abertos mantêm o potencial de repouso por permitir saída de K^{+} até o equilíbrio.

Passo 3

Transporte ativo primário via bombas de íons. Essas proteínas usam diretamente energia de ATP para transportar íons contra o gradiente. Exemplos clássicos: a N a^{+}/ K^{+}-ATPase ( 3 N a^{+} para fora, 2 K^{+} para dentro) e a C a^{2} ^{+}-ATPase do retículo sarcoplasmático.

Passo 4

Transporte ativo secundário por transportadores acoplados (simporte ou antiporte). Eles não usam ATP diretamente, mas exploram gradientes de N a^{+} ou H^{+} criados pelas bombas. Exemplos: simporte N a^{+}/glicose no túbulo renal e antiporte N a^{+}/C a^{2} ^{+} na célula cardíaca.

Resposta

1) Difusão passiva através de canais iônicos (transporte passivo).
2) Bombas de íons que hydrolysam ATP (transporte ativo primário).
3) Transportadores acoplados (simporte e antiporte) – transporte ativo secundário.

Exercícios relacionados