- (UEL PR/2010) Assinale a alternativa correta.
a)
apresenta um momento de dipolo diferente de zero em sua molécula.
b)
apresenta dipolo resultante nulo em sua molécula.
c)
apresenta um momento de dipolo diferente de zero em sua molécula.
d)
apresenta dipolo resultante nulo em sua molécula
e)
apresenta dipolo resultante nulo em sua molécula.
a)
b)
c)
d)
e)
Passo 1
O enunciado pede para identificar, entre cinco moléculas diferentes, quais apresentam momento dipolar resultante nulo ou diferente de zero. O conteúdo necessário é a teoria da geometria molecular (VSEPR) e como ela determina a soma vetorial dos momentos de ligação para gerar o momento de dipolo total.
Passo 2
De acordo com VSEPR, o momento dipolar resultante de uma molécula é a soma vetorial dos momentos de cada ligação. Se a geometria for simétrica (por exemplo linear, trigonal plana ou tetraédrica perfeita), os vetores dos dipolos individuais podem se anular, resultando em momento dipolar nulo.
Passo 3
Considere
. Sua geometria é tetraédrica perfeita, com quatro ligações C–Cl idênticas apontando aos vértices de um tetraedro. Esses quatro vetores dipolares se cancelam mutuamente, logo o momento dipolar resultante é nulo. Assim, a afirmação (a) está errada.
Passo 4
Considere
. A molécula é trigonal plana, com três ligações B–F de mesma intensidade e espaçadas a
. Os vetores dipolares também se cancelam no plano, resultando em momento dipolar zero. Portanto, a afirmação (b) está correta.
Passo 5
Considere
. A molécula é linear e simétrica, com duas ligações C–O iguais apontando em direções opostas. Os dipolos se anulam, então o momento dipolar resultante é nulo. A afirmação (c) está errada.
Passo 6
Considere
. A geometria é angular (ou “bent”), de modo que os dipolos O–H não se cancelam completamente. Assim,
tem momento dipolar diferente de zero, e a afirmação (d) está errada.
Passo 7
Considere
. A molécula é piramidal trigonal, com três ligações N–H formando uma base e o par livre no vértice, o que gera um dipolo resultante apontando ao longo do eixo da pirâmide. Logo, o momento dipolar é diferente de zero, e a afirmação (e) está errada.
Resposta
(b)
apresenta dipolo resultante nulo em sua molécula.