Use os seus conhecimentos adquiridos nas nossas aulas para construir os gráficos das funções afim a seguir:
f(x)=-2 x

Passo 1

O enunciado pede para construir o gráfico da função afim
f(x) = -2x
que é uma função do 1º grau. Para isso precisamos identificar o coeficiente angular m e o coeficiente linear b, depois calcular alguns pontos (x,\,f(x)) e, finalmente, traçar a reta que passa por esses pontos.

Passo 2

Na forma geral de função afim f(x)=m x+b temos
m = -2 \quad\text{e}\quad b = 0.
Isso significa que a reta intercepta o eixo y na origem (0,0) e tem inclinação negativa (declive de -2), ou seja, para cada avanço de 1 em x descemos 2 unidades em f(x).

Passo 3

Vamos calcular valores de referência:
Para x=-1:
f(-1) = -2 \cdot (-1) = 2.
Para x=0:
f(0) = -2 \cdot 0 = 0.
Para x=1:
f(1) = -2 \cdot 1 = -2.
Assim obtemos os pontos (-1,2), (0,0) e (1,-2).

Passo 4

No plano cartesiano, marque os pontos (-1,2), (0,0) e (1,-2) e una-os com uma linha reta. Essa é exatamente a representação gráfica de
f(x) = -2x.

Resposta

O gráfico de f(x)=-2x é a reta que passa por (-1,2), (0,0) e (1,-2), com coeficiente angular -2 e intercepto b=0.

Exercícios relacionados