(Use sua matrícula nessa questão)- Um engenheiro urbanista, recémformado, foi contratado para estudar a mobilidade urbana de uma cidade de médio porte no interior paulista. Um de seus objetivos é criar um intervalo de confiança para a proporção de adultos que utilizam o transporte público ao menos 5 vezes por semana. Da gestão municipal passada, por meio de entrevista direta, sabe-se que de 5 AB entrevistados, 3DE afirmaram utilizar o transporte público ao menos 5 vezes por semana. Descreva todos os eventos e probabilidades apresentadas no enunciado.
(a) Encontre um intervalo bilateral de confiança de
para a proporção verdadeira de adultos que utilizam o transporte público ao menos 5 vezes por semana. Interprete esse intervalo de confiança. (Obs: arredonde os limites do intervalo de confiança para três dígitos significativos, por exemplo: 0,123 )
(b) Quantos adultos devem ser entrevistados para se ter
de confiança em que a porcentagem amostral esteja em erro não superior a CD pontos percentuais? Para essa questão suponha: o Census “Destaque” informou que 6G% dos adultos brasileiros utilizam o transporte público ao menos 5 vezes por semana. Interprete o resultado. (Obs: arredonde a resposta para o inteiro superior mais próximo. Por exemplo: se encontrar 6,3 pessoas arredonde para 7 pessoas).
(a) Encontre um intervalo bilateral de confiança de
(b) Quantos adultos devem ser entrevistados para se ter
Passo 1
O enunciado usa códigos (“5 AB”, “3 DE”, nível de confiança “9 F %”, margem “CD pontos”, etc.) que dependem da matrícula do aluno. Sem saber o valor de cada letra (A, B, D, E, F, G, C) não há como determinar as proporções amostrais, o valor crítico de
, nem a margem de erro numérica.
Resposta
Não é possível resolver a questão porque estão faltando os valores numéricos correspondentes aos códigos inseridos (AB, DE, F, G, CD) que só podem ser preenchidos com a matrícula do aluno.