Exercícios Resolvidos de Expressões e saída de dados

Ver Teoria

Enunciado

Ao executar o código abaixo, qual vai ser a saída? (Não trapaceia, vacilão)

  1. 15
  2. 20.0
  3. 15.0

Passo 1

Fala aí, meu manooo! De boa, cara? Esse exercício é mais pra gente manjar do uso de números reais. Se liga, em Python os números inteiros são denotados de forma diferente dos números reais. Você lembra a diferença?!

Os números reais tem um ponto. Por exemplo, os números 3.0, 3.5, 3.14, etc. Repara que mesmo os números inteiros podem ser escritos como reais. O número 4, por exemplo, também pode ser escrito como 4.0. Significa a mesma coisa, mas a notação é diferente.

Esse exercício tem o intuito de mostrar pra gente que quando a gente usa o operador de divisão “/”, independente dos valores que forem utilizados, o resultado vai ser um número real.

Por isso, a primeira alternativa já pode ser descartada, pois o resultado com certeza vai ser um número real, e o número 15 é inteiro.

Passo 2

Agora vamo analisar a segunda alternativa. Cara, esse aqui queria confundir a gente na precedência dos operadores. Se não tivesse os parênteses, o resultado seria 20.0 mesmo, porém, aqueles parênteses ali forçam uma precedência na expressão (10+20). Com isso, o resultado dessa conta nem dá 20, olha:

Caramba, agora já temos até spoiler de qual deveria ser o resultado. (repara que o 15 tem um “.0” no final, isso significa que tá sendo tratado como um número real, mesmo sendo um número inteiro, beleza??).

Vamos pra ultima agora!

Passo 3

Ok, eu assumo, a gente já sabe que essa ta certa porque é a última opção hahaha. A notação de números reais se chama float na computação, e eu vou te explicar tudinho sobre isso depois, eu juro.

Mas agora, é importante você saber que SEMPRE que Python considerar um número como real a notação vai ter um “.” em algum lugar, beleza??

Resposta

Alternativa C.