Exercícios Resolvidos de Expressões e saída de dados

Ver Teoria

Enunciado

Faça um programa que calcule e exiba a raiz cúbica de 704969.

Passo 1

Bom, como em todo exercício de programação, a gente começa estruturando o passo a passo necessário pra resolver o problema. Nesse caso, dois passos são necessários:

  1. Calcular a raíz cúbica de 704969.
  2. Exibir o resultado do cálculo do passo 1.

A primeira vista parece um pouco difícil, porque Python não tem nenhum operador pra raiz cúbica… Então, como a gente pode calcular esse troço?!

Você deve lembrar, lá da matemática, que √ 2 , por exemplo, também pode ser representado por 2 1 2 . Ou seja, se você elevar o número 704969 à 1/3, o resultado é o mesmo da raiz cúbica.

Agora o problema ficou mais fácil de resolver, né? Porque operador de exponenciação a gente tem no python! Vamos ao código:

Repara no que a gente tá fazendo, a gente criou uma variável chamada “raiz” e colocou dentro dela o resultado da expressão 704969**(1/3). Se liga nos parênteses. O uso deles nesse caso é necessário, porque o operador de exponenciação (**) tem uma precedência maior que o de divisão (/). Ou seja, se a gente não colocasse parênteses, o computador calcularia 704969 elevado a 1 e depois dividiria o resultado por 3, que não é a resposta que a gente quer.

Precisamos, primeiro, fazer a divisão 1/3 pra depois fazer a exponenciação. Com isso, o uso do parênteses, sacou? Se liga no segundo passooo.

Passo 2

O segundo passo é usar o comando print() pra exibir na tela o resultado da conta feita no passo 1. Vamos passar como parâmetro a variável “raiz”. Olha:

Com isso, é possível a gente calcular a raiz cúbica mesmo sem ter um operador específico pra isso, viu?? Valeuuu

Resposta