Responde Aí

Exercícios Resolvidos de Expressões e saída de dados

Ver Teoria

Enunciado

Faça um programa que calcule e exiba a área de um quadrado de lado 10.7m.

Passo 1

Cara, a primeira coisa que a gente tem que fazer pra resolver qualquer problema de programação é pensar em qual o passo a passo que nós faríamos pra resolver o problema.

E pra passar essas instruções pro computador, nós usamos python.

As instruções pra esse exercício são duas:

  1. Calcular a área do retângulo
  2. Exibir o resultado da área calculada.

Então, vamos começar!

Passo 2

Focando no primeiro problema, você provavelmente se lembra que a área de um quadrado é dada pelo comprimento do lado ao quadrado. O exercício nos dá o comprimento do lado, 10.7 metros. Porém, a unidade não importa na hora dos cálculos, só no resultado final. Com isso, podemos calcular a área com o seguinte comando:

Onde area_do_quadrado é uma variável que nós estamos criando e colocando dentro dela o resultado da conta 10.7 ao quadrado (o operador ** significa exponenciação, lembra?).

Passo 3

Agora, pensando na segunda instrução, precisamos dizer pro computador exibir o resultado da nossa conta do passo 1. O comando em python que exibe na tela é o print(), colocando dentro dos parênteses o valor que queremos exibir. Nesse caso, a área que está guardada dentro da variável area_do_quadrado. Então o comando fica:

Além disso, podemos complementar nossa resposta exibindo também a unidade de área. Como a unidade do lado do quadrado é em metros, a unidade de área do quadrado é m² (metro quadrado). Então, em vez do comando acima, podemos usar

Obs: o comando print() aceita que você passe vários valores separados por vírgulas, e então eles serão exibidos lado a lado.

Resposta