Enunciado

Como a analogia de Reynolds é expressa? Qual é a sua importância? Quais são suas limitações?

Passo 1

A analogia de Reynolds é um produto da similaridade entre a transferência de quantidade de movimento e de calor na camada limite. É expressa como:

C f R e L 2 = N u x

E permite que seja feita uma relação direta entre o coeficiente de atrito adimensional ( C f ) e o número de Nusselt ( N u ).

Passo 2

A anlogia de Reynolds é importante pois permite a obtenção do coeficiente de transferência de calor, para fluidos com P r ≅ 1 , a partir do coeficiente de atrito, que é mais simples de medir.

Passo 3

A analogia de Reynolds, porém, tem uso limitado já que só pode ser utilizada em escoamento laminar, permanente e incompressível, de fluidos com P r ≅ 1 e em que não haja gradiente de pressão na direção do escoamento. Desta forma, para ser aplicável em outras situaçãoes, a analogia precisa ser corrigida.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A maioria das correlações para coeficiente de transferência de calor por convecção utiliza o número adimensional de Nusselt que é definido como: h / K K / h h L C / K K L c / h K / ρ C p
Em um escoamento turbulento, pode-se estimar o número de Nusselt usando a analogia entre transferência de calor e quantidade de movimento (analogia de Colburn). Essa analogia relaciona o número de Nus
O que é arrasto? O que o provoca? Por que habitualmente tentamos minimizá-lo?
Calcule o fator de compressibilidade mássica k para os seguintes sistemas soluto/solvente:a) n a f t a l e n o / C O 2 ( m i s t u r ag a s o s ai d e a l ) , t = 25° C e 1a t m ; b) á c i d ob e n z
Construa um gráfico para k em função da umidade relativa e da temperatura do ar para o fenômeno da evaporação da água (considere mistura ideal).