Enunciado

Considere um contêiner cilíndrico vertical parcialmente preenchido com água. Agora o cilindro é posto a girar com relação a seu eixo a uma velocidade angular especificada, e o movimento de corpo rígido é estabelecido. Discuta como a pressão será afetada no ponto médio e na borda da superfície inferior devido à rotação.

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem?

Quando um recipiente cilíndrico vertical parcialmente cheio de água é girado em torno de seu eixo e corpo rígido, se o movimento for estabelecido, o nível do fluido cairá no centro e subirá em direção às bordas.

Observando que a pressão hidrostática é proporcional à profundidade do fluido, a pressão no ponto médio cairá e a pressão nas bordas da superfície inferior aumentará devido à rotação. Obs: A pressão mais alta ocorre nos cantos inferiores do recipiente.

Resposta

Explicação acima.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

No esquema da figura, determinar a altura h e a mínima força F para que a comporta A B C permaneça em equilíbrio. Dados: largura = 1,5m ; γ H g = 136000N / m 3 ; γ H 2 O = 10000N / m 3 .
A comporta da figura é rígida e pode girar em torno de B . Sabendo que está em equilíbrio, determinar o comprimento B C .
Determinar o mínimo valor de z para o qual a comporta da figura girará em torno de ponto O , se a comporta é retangular e tem largura 2m .
A comporta da figura, em forma de 1 4 de cilindro, tem peso desprezível. Determinar a relação γ 1 / γ 2 entre os pesos específicos dos líquidos, para que a comporta não gire em torno do ponto O . Dado
A comporta A B C D E F da figura, articulada no extremo A , mantém-se na condição de equilíbrio pela ação da força H aplicada em F . Sendo γ = 10000N / m 3 e a largura da comporta igual a 1m , determi