Enunciado

Considere o escoamento bidimensional no plano x y .Qual é o significado da diferença do valor da função corrente Ψ   de uma linha de corrente para outra?

Passo 1

Primeiramente a função corrente é aquela que une duas ou mais variáveis em uma só, ela é representada por ψ , lembrou dela?!

Quando ela é constante as curvas da função correntes são consideradas as linhas de corrente do escoamento! As linhas de corrente vão existir nessa condição!!

E finalmente, o que significa a diferença no valor de uma linha de corrente para outra??!!

Esse valor é igual à vazão em volume por unidade de largura entre as duas linhas de corrente!!

Resposta

A diferença do valor da função corrente Ψ   de uma linha de corrente para outra é igual à vazão em volume por unidade de largura entre as duas linhas de corrente.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Defina ou descreva cada tipo de fluido: (a) fluido viscoelástico, (b) fluido pseudoplástico, (c) fluido dilatante, (d) Fluido plástico de Bingham.
Considere um líquido em um tanque cilíndrico. Tanto o tanque quanto o líquido giram como um corpo rígido (Fig. P9–75). A superfície livre do líquido é exposta ao ar ambiente. Os efeitos da tensão supe
O componente r θ do tensor de tensão viscoso em coordenadas cilíndricas é dada por: τ r θ = τ θ r = μ r∂ ∂ r u θ r + 1 r ∂ u r ∂ θ( 1 ) Alguns autores escrevem essa componente como: τ r θ = τ θ r = μ
Repetir Problema 9–73, mas a partir de um quadro de referência que gira com as pás do agitador na velocidade angular ω .
Considere o seguinte campo de velocidade permanente, bidimensional, incompressível: V → = u ,v = - a x 2 i ^ + 2 a x y j ^ , onde a é uma constante. Calcule a pressão em função de x e y.