Enunciado

Durante um projeto de reajuste de um sistema de escoamento de fluido para reduzir a potência de bombeamento, é proposta a instalação de aletas nos cotovelos chanfrados, ou a substituição das curvas agudas dos cotovelos chanfrados de 90 ° por curvas suaves. Qual abordagem resultará em maior redução da potência de bombeamento necessária?

Passo 1

Aletas nos cotovelos chanfrados, de curvas agudas de 90 para curvas suaves.

Temos duas possibilidades de projetos e temos que determinar qual deles irá resultar em uma redução de potência de bombeamento maior.

Para isto temos que determinar o projeto que possui o menor coeficiente de perda, K L .

Consultando a tabela 8-4, página 304.

Temos que a primeira possibilidade da instalação de aletas nos cotovelos chanfrados, segundo a tabela, teremos um K L = 0,2 .

Para segundo possibilidade da substituição das curvas agudas dos cotovelos chanfrados de 90 ° por curvas suaves, segundo a tabela, temos duas possibilidades para curvas suaves de 90 ° flangeado o K L = 0,3 e para rosqueado K L = 0,9 .

Passo 2

Segundo a estes fatos, a melhor escolha será a instalação de aletas nos cotovelos. Pois, resultará no menor coeficiente de perda possível de nossas possibilidades K L = 0,2 .

Resposta

Instalação de aletas nos cotovelos.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O perfil adimensional de velocidade para escoamento laminar completamente desenvolvido entre placas paralelas infinitas, com a placa superior se movendo com velocidade constante U , é mostrado na Fig.
Considere o escoamento laminar, permanente, completamente desenvolvido de um líquido viscoso para baixo sobre uma superfície inclinada sem gradiente de pressão. O perfil de velocidade foi deduzido no
Um mancal de deslizamento selado é formado por cilindros concêntricos. O raio interno e o externo são 25 e 26 mm, respectivamente, o comprimento do mancal é 100 mm, e ele gira a 2800 rpm. A folga radi
Considere o escoamento laminar, permanente, completamente desenolvido de um fluido viscoso para baixo sobre uma superfície inclinada. A camada de líquido tem espessura constante, h . Utilize um volume
Líquido viscoso, com vazão volumétrica Q , é bombeado através da abertura central para dentro da folga estreita entre os discos paralelos mostrados. A vazão é baixa, de modo que o escoamento é laminar