Enunciado

O ar está escoando por um aerofólio assimétrico com um ângulo de ataque zero. (a) A sustentação e (b) o arrasto, que agem sobre o aerofólio, serão iguais a zero ou não?

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem?

Primeiramente, lembremos que a consideração fundamental no projeto de aerofólios é minimizar a pressão média na superfície superior e ao mesmo tempo maximizá-la na superfície inferior.

Bem, analisando um aerofólio assimétrico, devido à falta de simetria, o fluxo é diferente nas superfícies superior e inferior do aerofólio, levando a levantar. Também existe arrasto, assim como ocorre mesmo em um aerofólio simétrico.

Assim, quando o ar passa por um aerofólio não simétrico, mesmo com ângulo de ataque zero, tanto a elevação quanto a ação de arrasto no aerofólio são diferentes de zero.

Resposta

Portanto, quando o ar passa por um aerofólio não simétrico no com ângulo de ataque zero, tanto a elevação quanto a ação de arrasto no aerofólio são diferentes de zero.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Alguns carros são equipados de fábrica com um spoiler, uma seção de asa instalada na traseira do veículo que as revendedoras afirmam aumentar significativamente a tração dos pneus em alta velocidade.
Como funciona o defletor de vento montado sobre a cabina de um caminhão de carga? Explique usando diagramas da configuração do escoamento em torno do caminhão e da distribuição de pressão sobre a supe
Uma demonstração em classe mostrou que a sustentação está presente quando um cilindro gira em uma corrente de ar. Um cordão enrolado em volta de um cilindro de papel, quando puxado, provoca o giro do
Um avião, com uma área efetiva de sustentação igual a 25m 2 , é equipado com aerofólios de seção NACA 23012 (Fig. 9.23). O ajuste máximo de flape que pode ser usado na decolagem corresponde à configur
Um jogador de futebol bate uma falta. Em uma distância de 10 m, a bola desvia para a direita cerca de 1 m. Estime a rotação que o jogador colocou na bola, se sua velocidade é 30 m/s. A bola pesa 420 g