Responde Aí

Enunciado

Explique por que algumas pessoas têm sangramento do nariz e outras sentem falta de ar em grandes altitudes.

Passo 1

Todo mundo mediu a pressão alguma vez na vida. Certo? Essa pressão é a pressão sanguínea que o nosso sangue faz na parede das nossas veias!

E a pressão atmosférica de forma geral é a pressão de coluna de ar em cima da gente, ela age na superfície do nosso corpo.

A medida que a gente vai subindo um morrão essa coluna de ar vai diminuindo. Certo? Então podemos dizer que quanto mais alto o lugar que a gente ta, menor é a pressão atmosférica!

Agora imagina uma veiazinha beeem fininha, imagina também que por dentro da veia a pressão sanguinea ta agindo e por fora da veia a pressão atmosférica ta agindo!

Agora, lembra que um fluido sempre quer ir de um lugar de maior pressão para um lugar de menor pressão?

Então, a medida que a pressão externa vai diminuindo, a tendência é do fluido (sangue) querer sair de dentro da veia e ir pra fora! Então se for uma veia bem fina, como a do nariz ela pode estourar!

A pressão atmosférica é baixa em grandes altitudes justamente pela menor consentração dos gases presentes na atmosfera, entre eles o oxigênio. Logo, se tem menos oxigênio a gente sente falta de ar!

Resposta

A diferença entre a pressão sanguínea e da pressão atmosférica pode causar o rompimento de veias finas e em grandes altitudes existe uma concentração menor de oxigênio, provocando a falta de ar.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Aplica-se uma força de 200N na alavanca A B , como é mostrad
O pistão da figura desce com velocidade constante de 5m / s
O bujão cilíndrico da figura tem 0,6m de diâmetro e 0,6m de
Calcular a pressão na câmara ( 1 ) sabendo que o pistão se d
A figura mostra um tanque cilíndrico. Qual é a força no fund