Enunciado

Explique por que algumas pessoas têm sangramento do nariz e outras sentem falta de ar em grandes altitudes.

Passo 1

Todo mundo mediu a pressão alguma vez na vida. Certo? Essa pressão é a pressão sanguínea que o nosso sangue faz na parede das nossas veias!

E a pressão atmosférica de forma geral é a pressão de coluna de ar em cima da gente, ela age na superfície do nosso corpo.

A medida que a gente vai subindo um morrão essa coluna de ar vai diminuindo. Certo? Então podemos dizer que quanto mais alto o lugar que a gente ta, menor é a pressão atmosférica!

Agora imagina uma veiazinha beeem fininha, imagina também que por dentro da veia a pressão sanguinea ta agindo e por fora da veia a pressão atmosférica ta agindo!

Agora, lembra que um fluido sempre quer ir de um lugar de maior pressão para um lugar de menor pressão?

Então, a medida que a pressão externa vai diminuindo, a tendência é do fluido (sangue) querer sair de dentro da veia e ir pra fora! Então se for uma veia bem fina, como a do nariz ela pode estourar!

A pressão atmosférica é baixa em grandes altitudes justamente pela menor consentração dos gases presentes na atmosfera, entre eles o oxigênio. Logo, se tem menos oxigênio a gente sente falta de ar!

Resposta

A diferença entre a pressão sanguínea e da pressão atmosférica pode causar o rompimento de veias finas e em grandes altitudes existe uma concentração menor de oxigênio, provocando a falta de ar.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é a altura da coluna de mercúrio γ H g = 136.000N / m 3 que irá produzir na base a mesma pressão de uma coluna de água de 5m de altura? ( γ H 2 O = 10.000N / m 3 )
Determinar a pressão de 3,5a t m nas outras unidades de pressão na escala efetiva e, sendo a pressão atmosférica local 740m m H g , determinar a pressão absoluta em todas as unidades de pressão.
Quito, Ecuador, has an average altitude of 9350 ft. On a standard day, pressure gage A in a laboratory experiment reads63 kPa and gage B reads 105 kPa. Express these readings ingage pressure or vacuum
Pressure gages, such as the bourdon gage in Fig. P2.4, arecalibrated with a deadweight piston. If the bourdon gageis designed to rotate the pointer 10 degrees for every2 psig of internal pressure, how
A large open tank is open to sea-level atmosphere and filledwith liquid, at 208C, to a depth of 50 ft. The absolute pressure at the bottom of the tank is approximately 221.5 kPa.From Table A.3, what m