Enunciado

Enuncie a lei de Pascal e dê um exemplo do mundo real para ela.

Passo 1

A lei de Pascal, ou princípio de pascal, afirma que a pressão aplicada sobre um fluido em equilíbrio estático é distribuída igualmente e sem perdas para todas as suas partes!

Mas o que isso quer dizer?

Vamos dar um exemplo prático! Olha só a imagem abaixo:

Aqui a gente tem um elevador hidráulico, ele é bastante utilizado para levantar carros. Ele usa como princípo a lei de pascal! Mas como assim?

Pressão é definida sendo uma força aplicada sob uma área. Certo?

P = F A

Temos no nosso esquema: F 1 A 1 isso resulta em uma pressão P . Essa pressão é distribuida por todo o fluido e é ela que vai fazer o carro subir, de forma que:

P = F 1 A 1 = F 2 A 2

Como a pressão é inversamente proporcional a área, uma força aplicada em uma área pequena vai resultar em uma pressão grande isso facilita bastante na hora de levantar o carro!

Resposta

A lei de Pascal, ou princípio de pascal, afirma que a pressão aplicada sobre um fluido em equilíbrio estático é distribuída igualmente e sem perdas para todas as suas partes. Um exemplo prático do uso dessa lei são os elevadores hidráulicos.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

The system in Fig. P2.41 is at 208C. Compute the pressureat point A in lbf/ft2 absolute.
La Paz, Bolivia, is at an altitude of approximately12,000 ft. Assume a standard atmosphere. How highwould the liquid rise in a methanol barometer, assumedat 208C?
The Hoover Dam, in Arizona, encloses Lake Mead,which contains 10 trillion gallons of water. The dam is1200 ft wide and the lake is 500 ft deep. (a) Estimate thehydrostatic force on the dam, in MN. (b)
For the three-liquid system shown, compute h1 and h2.Neglect the air density
Suppose, which is possible, that there is a half-miledeep lake of pure ethanol on the surface of Mars. Estimate the absolute pressure, in Pa, at the bottom of thisspeculative lake.