Enunciado

O método euleriano de análise do escoamento de fluidos é mais semelhante ao estudo de um sistema ou de um volume de controle? Explique.

Passo 1

Beleza! Vamos entender primeoro como funciona o método euleriano!

No método euleriano é delimitado um espaço por onde o fluido entra e sai e as características desse fluido pode ser medidas em relação ao tempo!

Já ta dando pra ter uma ideia da resposta, mas pra ter certeza vamos relembrar como funciona um estudo de sistema e o de volume de controle!!

Na análise de sistema, considerando um sistema fechado, também se considera uma massa fixa. Enquanto em um volume de controle apenas a localização é determinada e o fluido escoa para dentro e para fora desse espaço predeterminado.

Tcharaaaam! Então o método euleriano é mais parecido com um volume de controle!

Resposta

No método euleriano é delimitado um espaço por onde o fluido entra e sai e as características desse fluido pode ser medidas em relação ao tempo. Esse método se assemelha ao volume de controle onde também existe um espaço predeterminado.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para o campo de velocidade do Problema 4-49, calcule as taxas de deformação linear nas direções x e y .
Considere o escoamento com cisalhamento em regime permanente, incompressível e bidimensional para o qual o campo de velocidade é V → = u , v = a + b y i → + 0 j → Onde a e b são constantes. A figura P
Para o campo de velocidade do Problema 4-49, calcule as taxas de deformação linear nas direções x e y .
Combine seus resultados dos Problemas 4-51 e 4-52 para formar o tensor taxa de deformação bidimensional ε i j no plano x y ε i j = ε x x ε x y ε y x ε y y Sob quais condições os eixos x e y seriam eix
Use dois métodos para verificar se o escoamento do Problema 4-55 é incompressível: ( a ) calculando o volume da partícula de fluido em ambos os instantes e ( b ) calculando a taxa de deformação volumé