Enunciado

Reconsidere o Problema 6-32. Usando o EES (ou outro software) investigue o efeito da velocidade da placa sobre a força exercida na placa. Faça a velocidade da placa variar de 0 a 30   m / s   em incrementos de 3   m / s . Tabule e represente graficamente os resultados.

Passo 1

A questão pede que a gente avalie a influência da velocidade da placa V p sobre a força F que o jato exerce sobre a placa. Para isso, o primeiro passo será lembrar do Problema 6-32 através da figura abaixo.

V j a t o é a velocidade do jato de água que atravessa o volume de controle em relação ao chão e V p é a velocidade da placa.

F → é a força que a placa exerce sobre o jato. Pela terceira lei de Newton, essa força F → que a placa exerce sobre o jato é igual em módulo à força de reação F → que o jato exerce sobre a placa. D é o diâmetro do jato.

O volume de controle se movimenta junto com a placa. Por isso, a velocidade do volume de controle é igual à velocidade da placa V p .

Passo 2

Agora precisamos lembrar da fórmula de F que encontramos no Problema 6-32. Ela se encontra abaixo.

F =   ρ ⋅ V j a t o - V p 2 ⋅ π ⋅ D 2 4

ρ é a densidade d aágua líquida a pressão atmosférica. Ela vale:

ρ = 1000   k g / m 3

Além disso, para usar esa fórmula precisamos converter o diâmetro D do jato de centímetro c m para metro m .

D = 5   c m       ⟹       D = 0,05   m

Agora vamos calcular o valor de F para várias velocidades V p da placa. Seguem abaixo um vetorcom todas as velocidades V p que usaremos. Todas essas velocidades estão em m / s .

V p = 0 ,   3 ,   6 ,   9 ,   12 ,   15 ,   18 ,   21 ,   24 ,   27 ,   30

Passo 3

Para calcular todos valores de F rapidamente, podemos executar um algoritmo no MATLAB. O algoritmo que foi usado para gerar o gráfico e a tabela se encontra abaixo.

Passo 4

A tabela e o gráfico do resultado se encontram abaixo.

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Em um cotovelo redutor de 180 ° de diâmetro interno de 0,2m , a água tem uma velocidade média de 0,8m / s e uma pressão manométrica de 350k P a . Na saída, a pressão é 75k P a , e o diâmetro é 0,04m .
Água está escoa em regime permanente pelo bocal mostrado, descarregando para a atmosfera. Calcule a componente horizontal da força na junta flangeada. Indique se a junta está sob tração ou compressão.
Um grande tanque, de altura h = 1m e diâmetro D = 0,75m , está fixado sobre uma plataforma rolante conforme mostrado. Água jorra do tanque por meio de um bocal de diâmetro d = 15m m . A velocidade uni
Um jato de água saindo de um bocal estacionário a 10m / s ( A j = 0,1m 2 ) atinge uma pá defletora montada sobre um carrinho conforme mostrado. A pá vira o jato em um ângulo θ = 40 ° . Determine o val
Um cilindro circular inserido através de uma corrente de água, conforme mostrado, deflete o escoamento de um ângulo θ . (Isto é chamado de “efeito Coanda”). Para a = 12,5m m , b = 2,5m m , V = 3m / s