Responde Aí

Enunciado

O que sustenta um carro sobre seus pneus? A maioria das pessoas pensa que é a pressão do ar dentro dos pneus. Contudo, a pressão interna é a mesma em volta do pneu. Assim, a pressão de ar que empurra o pneu para cima é a mesma que o empurra para baixo, não havendo nenhum efeito líquido na roda. Resolva esse paradoxo explicando onde está a força que impede o carro de afundar no chão.

Passo 1

Essa pergunta é bem interessante e o nosso objetivo é explicar o porquê desse efeito de elevação no carro.

A explicação é a seguinte: É verdade que a pressão no pneu inteiro é a mesma em todos os lugares. No entanto, o pneu na parte superior do cubo será essencialmente circular na seção transversal, mas na parte inferior, onde o pneu encontra o solo, a seção transversal será aproximadamente um círculo achatado ou elíptico. Portanto, podemos explicar que a seção transversal inferior tem maior força para cima do que a seção transversal superior de tal forma que fornece sustentação suficiente para manter o carro ligado de duas maneiras.

Quais? Primeiro, a área projetada horizontal da elipse inferior é maior que o da seção transversal circular superior, de modo que a área líquida dos tempos de pressão fique para cima.

Segundo, sempre que você tiver uma seção elíptica que está em alta pressão, essa pressão sempre tentará forçar a elipse a ser circular. Essa análise ignora a rigidez da borracha do pneu, o que também fornece um pouco de elevação.

Certo??

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere uma caneca de chá (com 65 mm de diâmetro). Imagine a caneca
Uma comporta retangular (de largura w = 2 m) é articulada conforme mos
Uma janela de acesso, na forma de um triângulo isósceles e articulada
Uma comporta plana, de espessura uniforme, suporta uma coluna de água
A comporta parabólica mostrada na figura tem 2 metros de largura e é a