Responde Aí

Fórmula de Trabalho

Resumo

O Trabalho é uma grandeza física associada a Força e a Energia, para que um corpo seja movimentado é necessário que uma força seja capaz de transmitir energia para esse corpo, e é com a fórmula de trabalho que medimos quanto energia foi transmitida:

W = F d

Que é um produto escalar, logo:

W = F . d . cos θ

Onde:

  • W é o trabalho realizado caso o resultado seja positivo, ou sofrido caso o resultado seja negativo
  • F é a força que atua junto ao corpo, medida em N e w t o n ( N )
  • d é a distância que o corpo se move enquanto a força atua sobre ele, medida em m e t r o s ( m )
  • cos θ aparece porque estamos lidando com uma equação vetorial e fazendo um produto escalar entre os vetores Força e Direção, então para encontrar o valor correto do Trabalho precisamos leva em consideração o ângulo entre esses dois vetores

Duas informações super importantes são que como estamos medindo a transferência de energia a unidade de medida de trabalho é J o u l e s ( J ) e caso o vetor Força e o vetor Direção apontem na mesma direção, o ângulo entre eles é 0 ° e por tanto o cos 0 = 1 .

Para que serve?

Sempre que temos um objeto sendo transportado de um ponto A até um ponto B, através da aplicação de uma determinada força, utilizamos o Trabalho para descobrir a quantidade de energia que foi aplicada nesse processo. Bora fazer um exemplo para deixar tudo bem claro!

Uma caixa de 6 Kg é movimentada por 3 metros, a partir do repouso, por uma foça aplicada horizontalmente de 80N. Quanta energia essa caixa absorveu da força no final do movimento?

O que o problema quer descobrir é o Trabalho que essa força realizou, então vamos aplicar a fórmula:

W = F d

Lembrando que isso é um produto e levando em consideração que o ângulo entre os dois vetores é 0 ° , temos:

W = F . d . cos 0

W = 80 . 3 . 1

W = 240 J

Conteúdos Complementares

Conceitos de Eletricidade

Associação de Capacitores