Regra da mão direita

PRA QUE SERVE

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

Hoje vamos falar um pouco sobre a Regra da Mão Direita. Essa regra é utilizada em diversas situações na física e na matemática, mas sua maior aplicação é no produto vetorial. Confere Aí!

Quando temos o produto vetorial entre dois vetores, o resultado é um terceiro vetor e para sabermos a direção e sentido desse vetor resultante utilizamos a regra da mãe direita.

Vamos supor que queremos saber o vetor resultante do produto vetorial entre os vetores    a e   b .

O que devemos fazer é o seguinte: Com a mão direta, o dedo indicador aponta na direção do primeiro vetor, o dedo médio aponta na direção do segundo vetor e o polegar nos dará a direção e sentido do vetor resultante. Observe a figura:

Existe uma outra maneira de fazer a regra da mão direita que nos levará ao mesmo resultado, okay?

Nessa segunda maneira devemos fazer o seguinte: os 4 dedos, com exceção do polegar, apontam na direção do primeiro vetor e devem se fechar indo ao encontro do segundo vetor e o polegar nos dará novamente a direção e sentido do vetor resultante. Observe a figura:

Para que serve?

Como já falamos lá no início, a regra da mão direita é sempre utilizada para sabermos a direção e sentido do vetor resultante de um produto vetorial, beleza? Embora também existam variações da regra da mão direita que são utilizadas em situações específicas na física, como por exemplo para saber a direção da corrente gerada por um campo magnético.

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas