Enunciado

10. Uma bolinha de massa de modelar de massa m 1 atinge e gruda em uma segunda bolinha de massa de modelar, de massa m 2 , inicialmente em repouso. Você espera que, após a colisão, a combinação das duas terá uma massa:

(a) maior do que m 1 + m 2 .

(b) menor do que m 1 + m 2 .

(c) igual a m 1 + m 2 .

Passo 1

Epa! Epa! Epa! O enunciado diz que após a colisão, a bolinha de massa m 1 gruda na segunda bolinha de massa m 2 . Temos então, uma colisão inelástica. E o que acontece numa colisão inelástica?

Isso mesmo que você está pensando! A energia cinética não é conservada, de forma que vai ser convertida em outro tipo de energia que acaba contribuindo para que a massa aumente, que pode ser chamado de energia de massa. Logo, a alternativa (a) é a correta.

Resposta

A letra (a) está corrreta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um homem de aparência suspeita corre o mais depressa que pode por uma esteira rolante, levando 2,5s para ir de uma extremidade à outra. Os seguranças aparecem e o homem volta ao ponto de partida, corr
Um barco está navegando rio acima, no sentido positivo de um eixo x , a 14k m / h em relação à água do rio. A água do rio está correndo a 9,0k m / h em relação à margem. Quais são (a) o módulo e (b) a
Dois prótons viajam na mesma direção e sentidos opostos com velocidades de valor 0,800c. Qual é a velocidade relativa entre eles?
Um próton com velocidade de 0,80c é perseguido por um elétron com velocidade de 0,90c. Qual é a velocidade do elétron relativamente à do próton?
Duas partículas saem no instante t=0 do mesmo ponto, cada uma seguindo uma linha reta com aceleração constante a. Sendo θ o ângulo entre as duas trajetórias, como a distância d entre as partículas var